Morada provisória: Rua Nossa Senhora da Encarnação, nº15 Apelação, 2680-279 Apelação Tel. / Fax - +351 219 471 350 E-mail: accloures@gmail.com
.Notícias Recentes

. Assembleia-Geral - 25 Fev...

. Fórum "O Dirigente Associ...

. Festa das Colectividades ...

. Forum - O Movimento Assoc...

. A Voz do Associativismo -...

. XIII Encontro de Colectiv...

. Assembleia Geral Ordinári...

. Caminhada em Loures

. Corpos Sociais - Mandato ...

. Políticas Desportivas e C...

. Assembleia Geral Extraor...

. Assembleia Geral Extraord...

. Assembleia Geral Ordinári...

. Confederação lança 2 Peti...

. Terminou a greve de fome ...

.Links
.Arquivos

. Fevereiro 2012

. Outubro 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.Pesquisar neste blog
 
Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009
Declaração final do XII Encontro de Colectividades

Realizou-se no passado dia 5 de Dezembro de 2009, o XII Encontro de Colectividades do Concelho de Loures, no Salão da Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal, organizado pela Associação das Colectividades do Concelho de Loures.

 

 

Mesa do encontro: João Florindo - Presidente da J.F. Santo Antão do Tojal; João Pedro Domingues - Vice-Presidente da C.M.Loures; José Júlio Morais - Presidente da Mesa da Assembleia da Associação das Colectividades do Concelho de Loures; Jaime Salomão - Elemento da Direcção da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto; Fernando Vaz - Presidente da Direcção da Associação das Colectividades do Concelho de Loures.

 

Declaração final

 

Os participantes no XII Encontro das Colectividades do Concelho de Loures, realizado no dia 05 Dezembro de 2009, em Santo Antão do Tojal, depois de debatidos os temas em causa:

 

1  – Afirmam a importância deste espaço para debate e reflexão sobre o Movimento Associativo no Concelho de Loures, para o estreitar os laços de amizade entre as colectividades e respectivos dirigentes.

 

2– Consideram que, apesar da falta de recursos humanos e financeiros, da legislação existente que lhe é adversa, são as colectividades e as associações de cariz popular, que asseguram o acesso à Cultura, ao Desporto e ao Recreio de muitos milhares de jovens no nosso concelho.

 

3– Reconhecem como principais parceiros as Autarquias Locais, mas entendem que tais parcerias podem e devem ser desenvolvidas e melhoradas.

 

4- Reclamam à Câmara Municipal de Loures a apreciação das conclusões dos três mais recentes encontros das colectividades e a sua avaliação com a Associação das Colectividades.

 

5– Reconhecem a Associação das Colectividades como representativa das colectividades do concelho e reclamam da Câmara Municipal de Loures o aprofundamento de diálogo comum e construtivo visando a redinamização das estruturas associativas.

 

6- Sugerem à Câmara Municipal de Loures que admita a Associação das Colectividades como parceiro social para a área do Associativismo.

 

7 – Requerem da Câmara Municipal de Loures uma maior visibilidade à vida e à actividade das colectividades em iniciativas municipais que sejam públicas e colaboração para ligação das colectividades às escolas, bem como um maior investimento nas áreas da cultura, desporto, e nos equipamentos das colectividades e outros agentes culturais.

 

8– Reclamam do Estado um correcto e adequado enquadramento jurídico para o movimento associativo, com realce para o desenvolvimento do Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário, da definição do Estatuto de Parceiro Social para a Confederação Nacional, nas questões fiscais e na concessão do Estatuto de Utilidade Pública.

 

9– Consideram o Movimento Associativo como um verdadeiro poder, a par com o poder político, económico, religioso, etc.

 

Nota: A ausência nesta declaração de algumas questões concretas  aqui referidas, justifica-se pelo facto de estarem reflectidas nas conclusões dos anteriores encontros, que vão apensar-se a este documento e enviar às entidades, nomeadamente à Câmara Municipal de Loures já na próxima Segunda-feira.

 

Esta declaração final foi aprovada por unanimidade e aclamação.

 

 

 

 

publicado por Associação Colectividades Concelho Loures às 18:24
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres